Crise, que crise?

  • Por:Ibsen Costa Manso
  • 0 Comment

Esta semana enviei a clientes o meu relatório mensal de análise política. Um dos pontos, que queria compartilhar aqui com vocês, diz respeito a uma tendência preocupante que venho observando nos últimos meses, comprovada pela última pesquisa do Ibope: a grande maioria dos brasileiros se desconectou da crise política.

Isso é um problema grave, porque gera desmobilização na busca de soluções.

Essa parte da pesquisa que mencionei não costuma ter destaque na mídia.

Segue abaixo um trecho do relatório.

 

“… Depois de tantas desilusões, a opinião pública já dá claras demonstrações de cansaço e resiliência aos “malfeitos” cotidianos.

Esse é um fenômeno conhecido na teoria da comunicação como “disfunção narcotizante”, que ocorre quando há excesso de informações, tornando o indivíduo menos crítico e mais alienado.

Na última pesquisa do Ibope, realizada entre os dias 24 e 27 de junho, os números que mais chamam a atenção dizem respeito a essa desconexão da opinião pública com a realidade: 63% dos entrevistados não souberam apontar uma única notícia a respeito do governo ou dos escândalos mais recentes. Em março, esse porcentual era de 25%. Apenas 7% mencionaram o afastamento de três ministros em menos de um mês; 5% citaram a Lava-Jato e 3% lembraram casos de corrupção e do processo contra Eduardo Cunha.”

Postado em: Política, Posts

Comentários

Sem respostas para “Crise, que crise?”

Sem comentários por enquanto.

Deixe um comentário