A fala de Dilma em rede nacional de TV

  • Por:Ibsen Costa Manso
  • 0 Comment

Está previsto para hoje, às 20 horas, em cadeia nacional, um pronunciamento da presidente Dilma Rousseff.

Pelo que se sabe até agora sobre o conteúdo do discurso, Dilma vai bater duro de novo em seus opositores. A exemplo de suas últimas falas, atacará veladamente o vice-presidente, Michel Temer, e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ambos do PMDB. Chamará de golpistas todos os que defendem o impeachment.

A estratégia de levar ao ar esse pronunciamento, a dois dias da votação na Câmara, revela uma última e desesperada tentativa para reverter a forte tendência pró-impeachment que tem se verificado esta semana na Câmara.

No entanto, é pouco provável que surta o efeito desejado entre os deputados.

Seria, então, apenas mais uma forma de manter a mobilização da militância, dos sindicatos e dos movimentos sociais que apoiam o governo do PT. Mais um grito de guerra para o grupo que, a partir de segunda-feira, pode voltar a ser oposição, agora a um provável governo peemedebista de Temer, e já com vistas às próximas eleições, se o impedimento da presidente for inevitável.

O impeachment, que está prestes a ser votado na Câmara, com forte tendência de derrota para Dilma, ainda está longe de ser decidido de forma definitiva, na verdade em penúltima instância, no Senado (sim, porque ainda poderá caber recurso ao STF).

Por isso mesmo, os estrategistas do PT consideram fundamental essa mobilização permanente de seus aliados.

Entretanto, caso o processo seja eventualmente arquivado e a presidente mantida no cargo, vai ser muito difícil para ela pacificar o País e obter um armistício com a oposição depois de um discurso como esse.

A conferir.

Em tempo: Collor tentou a mesma estratégia. Deu no que deu.

Em tempo 2: Dilma acaba de cancelar o pronunciamento em rede de TV, depois de aconselhamento da AGU. José Eduardo Cardozo teve bom senso. O uso político de espaço institucional, exclusivo para divulgação a ações de governo, poderia ser considerado irregular. O pronunciamento deve ser colocado nas redes sociais. O efeito será o mesmo descrito acima.

Postado em: Política, Posts

Comentários

Sem respostas para “A fala de Dilma em rede nacional de TV”

Sem comentários por enquanto.

Deixe um comentário